quinta-feira, 8 de julho de 2010

Maiorees Reservas no Brassil !


Brasil terá uma das maiores reservas de petróleo no mundo
Nova jazida descoberta na Bacia de Santos inclui o Brasil entre os dez maiores países produtores
Brasil , Brasília - Agência Brasil

Brasília - O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Foto: Antonio Cruz/ABr
Japoneses e Petrobras serão sócios no “Canal do Sertão”
Petrobras iniciará produção de álcool em 2009
Petrobras comprará controle de refinaria no Japão
O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, estimou que a jazida de petróleo e gás natural descoberta pela estatal na Bacia de Santos incluirá o Brasil entre os dez maiores países produtores. Segundo ele, as reservas, estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, permitirão ao país conquistar a oitava ou nona posição.
O volume anunciado hoje (8, no Brasil) no Campo de Tupi, disse Gabrielli, fará com que o Brasil passe a ter reservas equivalentes às da Nigéria e da Venezuela. Com 14,4 bilhões de barris em reservas atuais de petróleo e gás natural, o Brasil está, segundo ele, em 24º lugar entre os países produtores. "É uma notícia extremamente auspiciosa", avaliou.
De acordo com o diretor de Exploração e Produto da Petrobras, Guilherme Estrela, o Campo de Tupi pode começar a operar comercialmente em até seis anos. Em 2011, no entanto, a extração começará em caráter de teste, com a produção de 100 mil barris de óleo e gás diários.
A área da nova reserva na Bacia de Santos atualmente conta com 15 poços exploratórios que exigiram investimentos de US$ 1 bilhão nos últimos dois anos. Para chegar a esses poços, a estatal perfurou 2 mil metros de sal por mais de um ano. Somente o primeiro poço custou US$ 240 milhões.
Para Gabrielli, no entanto, as reservas podem ser ainda maiores. Ele afirmou que a extração de petróleo e gás entre 5 mil e 7 mil metros de profundidade, na mesma camada onde foi descoberta a jazida no Campo de Tupi, pode acrescentar de 70 bilhões a 107 bilhões de barris dos produtos às reservas brasileiras. Para isso, a companhia tem de intensificar a extração nessa profundidade do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina.

Um comentário:

  1. Isso é muito bom para o nosso pais , gera muitas coisas importantes para a nossa sociedade , e muitas coisas booas ao nosso pais , grande desenvolvimento e é uma riqueza muito importante também antigamentee no Oriente Médio e agora atualemente com intuito do país melhorar cada vez mais !

    ResponderExcluir